Mantenha-se saudável com as nossas dicas de verão!

O verão está aí e as temperaturas estão lá em cima, né? E no calor devemos ter ainda mais atenção com a saúde, sabia? No verão, as perdas de líquidos e de sais minerais pelo organismo são maiores do que em outras estações do ano, por isso, é importante que se cuide e tente manter hábitos saudáveis!

Nós sabemos que muitas vezes, o calor excessivo inibe a fome, mas ficar horas sem comer pode deixar o organismo fraco. O ideal é comer a cada 3 horas e investir sempre em um bom café da manhã com pães integrais, sucos, frutas, iogurtes desnatados, oleaginosas e grãos. Durante as pequenas refeições, consuma frutas, como: abacaxi, melão, melancia, laranja, uva, coco e pêssego que são ricas em água e ajudam a hidratar. O ideal é consumir, em média, 400g/dia de frutas, legumes e verduras. E lembre-se, alguns alimentos também auxiliam o bronzeamento, evitando a exposição excessiva ao sol. Beterraba, cenoura, laranja, batata doce e folhas verdes escuras são alguns exemplos, pois possuem betacaroteno, substância que atua neste processo.

Mas não esqueça, é importante ter atenção ao conservar os alimentos. Frutas, legumes e verduras devem ser guardados em local fresco na geladeira e as carnes devem ser refrigeradas. Quando fizer refeições fora de casa, tome cuidado para evitar uma intoxicação alimentar, alimentos vendidos por ambulantes podem ficar prejudicados, por conta do calor e o longo tempo no sol. Evite frituras e opte por lanches leves e carnes magras, além dos picolés de fruta.

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Ainda pensando em sua alimentação, lembre-se que ingerir muito sal faz com que o corpo tenha uma maior retenção de líquidos, resultando em inchaço e aumento da pressão arterial. Por isso, preste atenção ao rótulo e prefira opções naturais como salsinha, cebolinha, coentro e manjericão. E, para evitar a retenção, mantenha-se sempre hidratado! A água de coco, por exemplo, é rica em sais minerais e nutrientes e pode ser considerada um isotônico natural para repor líquidos perdidos pelo suor. Beba muita água, mas não espere sentir sede para isso. Sentir sede já é um indicativo de que seu corpo está desidratado. Outra opção, é consumir sucos naturais de frutas ou chás caseiros com ervas, como a hortelã.  E atenção: maneire no consumo de bebidas alcoólicas. Quando ingeridas em grandes quantidades, podem levar à desidratação e à perda de líquido intensa pelo organismo.

Além da alimentação, é preciso cuidar da sua saúde e do seu bem-estar, né? Para isso, em hipótese alguma esqueça o protetor solar, opte por roupas leves de algodão ou malha para facilitar a circulação sanguínea nos dias de sol, evite roupas apertadas e tecidos sintéticos. Ao praticar exercícios físicos, tenha cuidado com o excesso de calor. Respeite os limites do seu corpo e prefira se exercitar no começo da manhã ou no fim da tarde, quando a temperatura está mais amena e reduz o risco de desidratação e hipertermia.

Curtiu nossas dicas? Agora é só colocar em prática e curtir o verão!

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