Tudo sobre a dieta detox!

A dieta detox é tendência entre as famosas e promete gerar resultados e ajudar no emagrecimento. Você inclusive já pensou em fazê-la, mas não entendeu muito bem como funciona e acabou desistindo? Calma, nós vamos te explicar!

O objetivo desse plano alimentar é ajudar o organismo a se livrar de toxinas que seriam resultado do consumo excessivo de alimentos gordurosos, cheios de açúcar ou bebidas alcoólicas. Por isso, a variedade de menus da dieta detox é grande: há cardápios à base de sucos, sopas, chás e também alimentos sólidos. Todos eles têm em comum a ingestão de frutas e verduras e a eliminação de itens considerados uma ameaça à saúde, a exemplo de industrializados, frituras e conservantes.

blog1_shutterstock_318286301

Com o objetivo de livrar o corpo de toxinas, uma das principais promessas da dieta detox é o emagrecimento rápido. Entretanto, essa parece não ser a maneira mais correta e eficaz de derrubar o ponteiro da balança, já que o que se perde nos primeiros dias são apenas líquidos e, ao retomar a alimentação de costume, o peso volta. Além disso, por terem poucas calorias, as dietas detox propiciam o chamado efeito sanfona, principalmente se feitas por muito tempo e sem orientação. Por isso, o acompanhamento de um profissional é tão importante na hora de escolher a dieta ideal para o seu corpo.

Por exemplo, se você possui uma vida muito agitada, passar alguns dias consumindo somente sucos e chás não é uma boa ideia. É provável que o resultado gere consequências, como: tontura, fraqueza, mal-estar ou desmaios. Isso porque essas preparações são pobres em calorias e, portanto, não garantem o aporte de energia necessário para encarar todas as atividades do dia. Além disso, basear a dieta em sucos pode não ser uma boa escolha se o seu objetivo é afastar o diabetes. Eles apresentam menos fibras quando comparados à fruta inteira. Com isso, após o consumo, o teor de glicose no sangue se eleva rapidamente. Para controlar a situação, mais insulina é liberada. Entretanto, esses picos de glicose e insulina podem gerar uma resistência à ação do hormônio, aumentando o risco de diabetes. Assim, pessoas portadoras da doença devem evitar este tipo de dieta.

Por isso, antes de começar qualquer tipo de dieta, consulte um especialista para se certificar de que você realmente precisa adotar um regime. Além de identificar eventuais restrições, só ele poderá orientar a melhor maneira de incluir os alimentos propostos pelo modelo detox, sem prejudicar a sua saúde. E não esqueça, independentemente de qualquer dieta, pratique exercícios físicos regularmente, beba muita água e consuma, pelo menos, cinco porções diárias de frutas, verduras e legumes sempre.

Cuide da sua saúde e, se precisar de suplementos alimentares, acesse: http://bit.ly/1lt8grd.

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/saude/saude/dieta-detox-5-perguntas-que-voce-deve-fazer-antes-de-adota-la

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s