Dicas para manter-se saudável na ceia de Natal!

As festas de fim de ano são um perigo para a alimentação saudável, né? Nessa época do ano costumamos cometer exageros à mesa, o que proporciona quilos a mais e deslizes com a saúde. Os médicos dizem que, dependendo do que é consumido, é possível ganhar mais de 2 kg na véspera de natal – sem falar nos desconfortos, como a má-digestão e os reflexos no dia seguinte. Por isso, neste natal, que tal fazer diferente e apostar numa ceia mais saudável?

Para começar, que tal substituir o salpicão de natal tradicional por saladas mais leves e nutritivas? O salpicão natalino costuma ser produzido com maionese e outros ingredientes gordurosos. Substituindo por saladas com ingredientes nutritivos, a ceia se tornará mais funcional e saudável. Tente substituir também as carnes gordurosas por frango ou peixes, as carnes brancas são mais saudáveis e contêm menos gordura.

blog2_shutterstock_337247948

Na hora de compor seu prato, escolha apenas um tipo de carboidrato. Geralmente, as opções mais saudáveis são as coloridas, por isso, que tal fazer um arroz especial, utilizando as castanhas e as frutas secas? Você também pode preparar uma farofa com legumes, fácil e rápida de fazer. Além disso, invista em nozes, castanhas, avelãs e amêndoas que são aperitivos naturais e estão sempre presentes nas mesas de natal. Eles têm propriedades que regulam os níveis de colesterol, além de selênio e antioxidantes. Porém, evite exagerar, já que esses alimentos são bem calóricos. As frutas secas também são aperitivos muito saudáveis: ricas em vitaminas, antioxidantes e outras propriedades responsáveis por melhorar o humor e diminuir a ansiedade.

Para completar sua ceia, aposte nas frutas! Elas são tradicionais nos jantares de Natal, podem ser uma sobremesa deliciosa e como já te dissemos, fazem muito para a saúde. E não esqueça de uma das dicas mais importantes: Nós sabemos que é difícil não consumir bebidas alcoólicas nas festas, mas tente evitar! O álcool contém 7kcal por grama, causa desidratação e diminui a absorção de micronutrientes (vitaminas e minerais). Por isso, tente amenizar o consumo, ainda assim, se não for possível, tentar evitar, pelo menos, os destilados e prefira os vinhos e espumantes, que são menos calóricos. A orientação dos especialistas é alternar um copo de água com um copo de bebida. Mas se você não costuma consumir bebidas alcoólicas, fica mais fácil criar e experimentar novas bebidas, como sucos, drinques sem álcool preparados com as frutas da época e águas aromatizadas, que além de hidratar, têm propriedades anti-inflamatórias e digestivas.

E aí, curtiu nossas dicas? Coloque-as em prática e sinta a diferença! 😉

Feliz Natal! ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s