Cuidados com os olhos!

Os olhos espelham o que acontece dentro de nós, inclusive em nossa fisiologia, traduzindo o equilíbrio ou o desequilíbrio do nosso organismo. Através dos exames oftalmológicos e as reclamações de um paciente, é possível que o médico consiga identificar sinais e sintomas que levam ao diagnóstico de doenças sistêmicas.

É possível, inclusive, descobrir doenças através da saúde dos olhos, sabia? A visão embaçada quando associada a outros sintomas, como aumento da sede e da fome nos faz pensar no diagnóstico de diabetes, por exemplo. Quando o paciente mantém níveis altos de glicose no sangue, esse desequilíbrio pode machucar a parede dos vasos do fundo do olho, e no exame da retina encontramos áreas de sangramento, isquemia e edema. Novamente a visão embaçada, associada a dores na nuca e tontura, ocorrem quando a pressão arterial atinge níveis muito altos, sabia? Nos olhos isto se reflete por veias mais tortuosas e artérias com brilho aumentado, além de sangramentos intrarretinianos. Em casos graves, pode correr acúmulo de líquido na região da visão central, que chamamos de estrela macular, ou até no nervo óptico, que chamamos de edema de papila. A hemorragia subconjuntival, o famoso “derrame” no olho, em alguns casos pode ser devido a um pico de pressão.

blog3_shutterstock_134971778

Por isso, o cuidado com os olhos é essencial e, além de consultar seu médico regularmente, é necessário que tenha alguns cuidados especiais com sua visão. Algumas dicas são: evite coçar os olhos, já que as mãos contêm muitas impurezas como bactérias, vírus e fungos que podem causar infecções nos olhos. Controle a glicemia: O excesso de glicose no sangue pode causar problemas não só no corpo como nos olhos também. Alteração da visão e do grau dos óculos quando a glicemia está muito alta são alguns dos sintomas. Coma mais peixe, eles são ricos em Ômega 3 e também contém vitaminas A, B, D e E, que são essenciais para saúde ocular, prevenindo doenças oculares como a degeneração macular relacionada a idade.

Pratique atividades físicas: Estar acima do peso, somado a uma má alimentação, podem causar problemas físicos que afetam os olhos, como diabetes e hipertensão. Lave bem os olhos: O acúmulo de maquiagem, poeira e poluição na base dos cílios pode levar a inflamações das pálpebras, causando irritação, olho vermelho e coceira. Pare de fumar: O consumo de cigarro está associado a alguns problemas de visão, como degeneração macular, catarata e danos ao nervo óptico. Cuidado com as lentes de contato: Lavar bem as mãos antes de colocar as lentes, higienizar com produtos específicos, controle da validade e substituição das lentes são hábitos saudáveis para evitar complicações oculares.

Lembre-se de piscar os olhos: Quando usamos muito computador ou durante uma leitura prolongada piscamos menos do que o necessário, por isso lembre de piscar mais os olhos, a fim de evitar a sensação de olho seco. Proteja-se contra o sol: Os raios ultravioletas são muito maléficos tanto para pele como para os olhos. Portanto além do protetor solar devemos proteger os olhos com óculos escuros que contenham bloqueio contra os raios UVA e UVB para evitar doenças como degeneração macular e catarata.

Siga nossas dicas, consulte seu médico regularmente e cuide-se. Sua visão é um bem precioso!

E se precisar de nós, já sabe, é só acessar: http://www.ultrafarma.com.br. 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s