Você não sabe como se livrar do chulé? Confira todas as nossas dicas!

O chulé é um problema que atinge muitas pessoas. Conviver com ele é constrangedor para quem tem e para quem é “obrigado” a sentí-lo. Ele tira o ânimo e abala a autoestima de qualquer pessoa. Viajar e dividir o quarto com os amigos é complicado, usar o vestiário da academia causa vexame e experimentar um calçado novo antes de comprar é desagradável.

blog shutterstock_143175415

Transpirar é normal e essencial para equilibrar a temperatura dos pés e é por isso que existem glândulas responsáveis por produzir suor. Composto de 99% de água e 1% de sais minerais, esse líquido, por si só, não tem cheiro. Acontece que os pés também abrigam bactérias, que se alimentam de restos de pele morta. O suor e a renovação da pele alimentam as bactérias e após alimentar-se elas soltam gases como o ácido isovalérico e metanotiol, os responsáveis pelo mau cheiro. Como a meia e o calçado não deixam os pés ventilarem, o odor se intensifica. Além disso, a falta de higiene pode provocar o cheiro.

Para se livrar do problema, não use o mesmo calçado por dias seguidos e assim que usar uma meia, coloque-a para lavar. Para que os sapatos não se tornem um reduto de chulé, deixe-os, depois do uso, em um local bem ventilado. Bactérias amam uma área úmida. Para controlá-las, trate de secar bem os pés após o banho e antes de calçar-se. Como falamos anteriormente, a higiene é essencial, pés bem lavados e com unhas devidamente limpas e cortadas evitam qualquer fedor. Se as dicas anteriores não funcionares, utilize produtos próprios para evitar o odor, entre eles estão os talcos, cremes e sprays antissépticos e antitranspirantes.

E você sabia que existem calçados que favorecem o mau cheiro? Evite sapatos de plástico, eles elevam a produção de suor e não deixam os pés ventilarem e as meias sintéticas não absorvem o suor. Por isso, dê preferência aos modelos de algodão.

Esperamos que nossas dicas tenham lhe ajudado! 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s